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sexta-feira, 11 de dezembro de 2009







 NATURA - UM MUNDO MELHOR


Incentivando a busca de um sonho

Por acreditar no potencial do ser humano, a Natura está apoiando, pelo segundo ano consecutivo, a Campanha Bota Pra Fazer, realizada pelo Instituto Endeavor, que tem como objetivo acender a chama do espírito empreendedor nos brasileiros por meio de exemplos de sucesso.
A palavra empreendedorismo é geralmente associada à capacidade de criar empresas, aproveitar oportunidades, ter sucesso e gerar riquezas. Mas esse conceito vai muito além disso e se aplica a qualquer atividade que envolva a criatividade, a intuição, o sonho e, principalmente, a realização deste sonho.
Segundo especialistas, o empreendedorismo não acontece de fora para dentro, mas de dentro para fora. Ele começa pelo autoconhecimento e termina na realização de um objetivo, gerando a capacidade de construir a própria felicidade e a dos que estão em nossa volta.
Nesse sentido, é possível falar em desenvolver o potencial empreendedor já na infância? Para a pedagoga Débora Dias Gomes, especializada em formação para o empreendedorismo e autora de diversos livros sobre o assunto, a resposta é sim.
“Da mesma forma que ensinamos e incentivamos as crianças a ler e a escrever, podemos estimulá-las a se conhecerem melhor e a buscarem o que realmente lhes interessa. Desenvolver a capacidade empreendedora das crianças é despertar o potencial criativo que existe em cada uma, incentivando-as a sonhar e, principalmente, a buscar alternativas e possibilidades de concretização desses sonhos”, explica a pedagoga.
E as famílias têm um papel fundamental nesse processo. Os pais costumam criar expectativas quanto ao futuro de seus filhos, idealizam o melhor para as suas crianças e acabam projetando sonhos próprios. “Pai e mãe não podem desenhar o futuro de seus filhos. É preciso estimular que cada um seja protagonista da sua vida”, afirma Débora.

Quando estimular a criança

Não existe uma idade pré-determinada para começar a desenvolver o lado empreendedor da criança. O segredo está na observação. Os pais podem prestar atenção nas preferências de um bebê por certos brinquedos ou atividades e oferecer um ambiente seguro e estimulante para que ele desenvolva esse gosto. À medida que a criança for crescendo, a complexidade do estímulo também pode evoluir, pois o objetivo é instigar a curiosidade para que ela se torne uma investigadora de si mesma.
Para a pedagoga, a mudança de gostos na infância também é uma ocorrência muito comum, pois a criança precisa experimentar, conhecer. E os pais devem apoiar essa troca sem desestímulo. Com o passar do tempo, a própria criança mostrará sua tendência para a escolha de assuntos e atividades com pontos em comum.
As crianças estimuladas a pensar desde cedo em quais são seus sonhos, suas aspirações, transformam-se em adolescentes muito mais seguros na escolha de suas profissões. A opção do vestibular deixa de ser um momento de angústia quando sonhos se transformam em carreiras reais. “Escolher uma profissão pressupõe uma jornada de estudos sobre nós mesmos, nossos desejos, o milagre que é viver, a certeza de que não estamos aqui por acaso e qual é o propósito maior de nossas vidas. Esses aspectos orientam o sucesso de qualquer ser humano”, completa Débora.

Dicas elaboradas pela pedagoga Débora Dias Gomes para estimular o empreendedorismo nas crianças

  • Pergunte com freqüência ao seu filho ou filha: O que você quer ser quando crescer?
  • Preste muita atenção à resposta e anote todas as falas de seu filho(a). Mesmo que pareça engraçado ou esquisito, anote. Após um tempo, analise as respostas e perceba quais são as suas principais aspirações.
  • Faça uma lista das coisas que ele (a) mais gosta de fazer. Compare-a com o que você identificou ao analisar as respostas quanto aos sonhos e aspirações.
  • Crie um plano com estratégias que visem estimulá-los naquilo que gostam. Invista nesses gostos, oferecendo um ambiente com possibilidades de desenvolvimento de habilidades e competências.
  • Fonte: www.natura.com.br

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